quarta-feira, 30 de maio de 2012

Pavê de limão

Domingo, minha mãe preparou feijoada, e eu queria fazer uma sobremesa, e como feijoada é uma comida pesada, fiquei pensando no que preparar, até que pensei, porque não um pavê de limão? E decidi que faria isso mesmo, que por sinal é super prático, ótimo para quando recebemos visitas e não temos sobremesa, pois dá para comer assim que terminar de fazer, claro que geladinho fica muito mais gostoso.
Espero que gostem da receitinha.




Pavê de limão
300 g de bolacha (usei de coco, mas pode ser maisena)
100 ml de leite
1 colher (sopa) de açúcar
2 latas de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite
raspas de 1 limão
150 ml de suco de limão (usei taiti e siciliano)


Modo de preparo:
Para o creme junte o leite condensado, o creme de leite e as raspas de limão e misture bem, junte o limão e mexa até ficar homogêneo.
Misture em um prato o leite com o açúcar, passe bem rápido as bolachas nele, e já vai colocando num pirex retangular ou quadrado, despeje sobre as bolachas metade do creme, repita as camadas e finalize com raspas de limão. Leve para gelar um pouco.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Iscas de peixe com molho tártaro

A receitinha que vou postar hoje é bem simples e fica uma delícia, embora seja um pouco calórica, mas para comer só uma vez ou outra não tem problema nenhum. Até meu filho comeu o peixe e me ajudou a preparar o molho. Espero que gostem da receitinha.
Uma ótima semana a todos



Iscas de peixe com molho tártaro.

Iscas:
filé de peixe (usei merluza)
temperos a gosto
limão
farinha de trigo e amido de milho para empanar

Molho tártaro:
raspas de limão
suco de 1/2 limão
algumas folhas de salsinha
1 colher (sopa) de alcaparras
3 pepinos em conserva
250 g de maionese
pimenta do reino ou páprica picante

Modo de preparo:
Iscas:
Tempere o peixe a gosto esprema o limão e deixe pegar gosto (deixei na geladeira de um dia para o outro). Misture a farinha e o amido e empane. Frite em óleo quente. Escorra bem.

Molho tártaro:
No processador coloque os pepinos, as alcaparras e a salsa, pulse até ficarem em pedaços pequenos, adicione os demais ingredientes, misture e está pronto o molho.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Creme de maria mole com uvas

Vi uma receita de pavê de uvas no blog da Maísa - Ondas de Sabores (que por sinal é recheado de delícias, quem não conhece precisa dar uma passadinha lá), imaginei que fosse muito bom, anotei a receita e sexta estava pensando em qual sobremesa fazer para os dia das mães, sempre faço bolo, queria variar um pouco, fui mexer nos meus livros de receitas e acabei lembrando do pavê, e decidi que gostaria de algo desse tipo, porque eu imaginei que não fosse doce mais (sou uma formiguinha, mas agora grávida o que menos tenho comido é coisa doce, não desce de jeito nenhum), resolvi fazer uma receita de pudim de maria mole que tenho em casa e o creme e uvas por cima, ficou uma delícia, foi devorado em segundos, o creme de uvas quebra o doce do creme, fica perfeito.
A receita na íntegra está aqui.




Creme de maria mole com uvas

xícara medida: 240 ml

Creme de maria mole
1 caixinha de maria mole de coco
1 xícara de água fervendo
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite de vaca

Creme de uvas
1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de suco de uva concentrado
2 xícaras de uva rubi cortadas ao meio e sem sementes
3 colheres (sopa) de amido de milho
1/2 xícara de água


Modo de preparo:
Creme de maria mole:
Dissolva o pó para maria mole na água fervendo, leve junto com os demais ingredientes ao liquidificador e bata por 3 minutos. Coloque num pirex e leve a geladeira até que fique consistente, o meu fiou umas 2 horas.

Creme de uvas:
Dissolva o amido na água, leve ao fogo com os demais ingredientes e mexa sempre, depois que ferver cozinhe por 5 minutos. Deixe esfriar e coloque por cima do creme de maria mole. Deixei na geladeira até o dia seguinte.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Macarrão com espinafre

Há muito tempo que não comia macarrão com espinafre, aqui é meio difícil encontrar, domingo consegui comprar, embora não estivessem tão bonitos consegui o suficiente para fazer este macarrão que ficou delicioso, a foto ficou péssima, mas não podia deixar de postar a receita, que é bem prática e saborosa.



Macarrão com espinafre

500 g de macarrão (usei caracolino)
500 ml de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 maço de espinafre
1 dente de alho picadinho
sal a gosto

Modo de preparo:
Lave bem o espinafre e leve ao fogo numa panela com água, quando ferver deixe uns 3 minutos, retire e escorra bem a água.
Enquanto cozinha o macarrão, comece a prepara o molho.
No liquidificador coloque o leite, o espinafre e o amido de milho, bata até que o espinafre fique triturado. Numa panela coloque um pouco de azeite e o alho, antes que doure junte a mistura do liquidificador e mexa sempre, quando ferver continue mexendo por 5 minutos. Escorra o macarrão e coloque o molho de espinafre por cima. Sirva a seguir com queijo parmesão ralado.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Rosquinha de pinga da Talita

Esses atrás foram tão corridos que não consegui vir aqui postar nenhuma receita e nem visitar os blogs amigos, mas agora acho que vou conseguir voltar aos poucos.
Adoro rosquinha de pinga, para mim tem gosto de infância, minha mãe fazia sempre, a receita dela é diferente, mas é igualmente deliciosa. Esta receita, vi já faz um tempo no blog da Talita, Chocorango, e domingo estava com tanta vontade das rosquinhas, e o tempo por aqui estava chuvoso e frio, que não pensei duas vezes e fui para a cozinha preparar, em uma hora elas já estavam assadas e passadas no açúcar, e eu acabei comendo quente mesmo.
A receita original foi postada aqui.
Quero também agradecer a querida amiga Irene do blog Danni e Lype, que deixou um selinho lá para mim, fiquei muito feliz dela ter lembrado de mim.



Rosquinha de pinga
2 ovos
200 ml de leite
200 ml de pinga
130 ml de óleo
2 colheres de margarina
190 g de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
farinha até dar ponto - usei 1 k

Cobertura:
açúcar refinado
chá de erva doce

Modo de preparo:
Numa bacia junte os ovos, o leite, a pinga, o óleo, a margarina, o açúcar, um pouco da farinha com o fermento, misture bem e vá acrescentando mais farinha aos poucos até que a massa não grude mais nas mãos, mas não pode ficar dura demais. Faça as rosquinhas e coloque numa forma untada com óleo, leve para assar por cerca de 20 minutos ou até que esteja começando a dourar por baixo, em cima elas devem continuar brancas.

Cobertura:
Faça um chá de erva doce, coe e reserve. Uma tigela coloque um pouco de açúcar (não coloque muito açúcar de uma vez só, senão ele fica úmido e não pega mais nas rosquinhas), passe as rosquinhas ainda quentes no chá e depois no açúcar, deixe esfriar bem e guarde em potes fechados.