quarta-feira, 28 de março de 2012

Cuca de uva muito fofa (Maria Inês)

Quando vi essa receita no blog em um blog que eu gosto muito de visitar, da Maria Inês - As Receitas Favoritas do Formigão, fiquei com água na boca, me parecia diferente das cucas que já fiz, e como o nome diz é muito fofa mesmo. Ficou deliciosa, a única coisa foi que eu deixei demais no forno, quase queimou e a farofinha de cima ficou muito dura, mas afirmo que é deliciosa, é uma receita que com certeza será repetida outras vezes, foi aprovada por todos os que comeram. A receita copiei igualzinha a original, não mudei nadinha.





Cuca de uva muito fofa

Massa:
3 ovos (separar clara e gemas)
3/4 de xícara de óleo
1 xícara e 1/2 de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 copo de iogurte natural
1 colher de sopa de fermento em pó



Farofa:
Pré-aqueça o forno (180°C)
Levar ao forno por uns 50 minutos ou até que a farofa fique dourada

1 xícara e 1/2 de açúcar
1 xícara de trigo
1/2 xícara de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de canela em pó
Uvas pretas (frescas)


Modo de fazer:
Começar pela farofa: misture o açúcar, a farinha de trigo e  a manteiga. Misturar com os dedos até formar uma farofa. Adicionar a canela, misture levemente e serve.
Passar os grãos de uva na farinha para que não afundem na massa. Untar uma forma grande.
Bater as claras em neve. Reservar.
Bater as gemas com o óleo por, no mínimo, 5 minutos. Sem parar de bater acrescentar o açúcar, a farinha de trigo e o iogurte. Depois de bem misturado,  acrescente o fermento. Sem bater, misture levemente as claras em neve reservadas. Colocar a massa na forma untada. Colocar as uvas  enfileiradas por cima da massa. Distribuir levemente a farofa reservada.
Levar ao forno por uns 50 minutos ou até que a farofa fique dourada.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Salada de macarrão

Uma das preparações feitas com macarrão que mais gosto é salada, acho super fácil preparar, esta salada fiz para levar num jantar na casa da minha sogra, ela ficou deliciosa, é ótima para este calor que ainda faz por aqui.



Salada de macarrão
500 g de macarrão parafuso ou outra massa curta
1 cenoura crua ralada
cebolinha verde
250 g de maionese
1 lata de salsicha picada
1 lata de ervilhas
pimenta do reino
sal se necessário

Modo de preparo:
Coloque água numa panela o suficiente para cozinhar o macarrão, quando a água começar a ferver coloque uma colher de sal e um fio de óleo ou azeite junte o macarrão, mexa algumas vezes durante o cozimento. Quando estiver al dente retire do fogo e coloque no escorredor, jogue água fria sobre o macarrão. Numa travessa misture todos os ingredientes.
A salada está pronta, eu costumo deixar um pouco na geladeira antes de servir, pode-se acrescentar também: milho, queijo, presunto, atum, o que vocês gostarem, já provei de vários misturas e gostei de todas.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Bolo de fubá fácil

Ontem o tempo foi feio por aqui, ventou muito, mas muito mesmo, e choveu bastante, hoje já choveu também e o tempo continua nublado, e esses dias para mim pedem um bolinho ou um pãozinho, adoro aquela chuvinha caindo e o cheirinho do forno, então acabei preparando mais um bolo de fubá, este é super fácil, já que bate tudo no liquidificador e fica muito gostoso, super macio, for fora fica até crocante (porque a forma é untada com açúcar) e por dentro, super macio, chega a derreter na boca.



Bolo de fubá fácil
(xícaras de 240 ml)
3 ovos
3/4 da xícara de óleo
1 xícara de leite
1 1/2 xícara de farinha
1 xícara de fubá
2 xícaras de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó


Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ovos o óleo e o leite, por pelo menos três minutos, junte a farinha, o fubá, o açúcar e o sal, bata até ficar homogêneo, coloque o fermento e bata só até misturar. Leve para assar numa forma  de buraco no meio untada com margarina e polvilhada com açúcar.

terça-feira, 13 de março de 2012

Pãezinhos de cebola

Ganhei esta receita da minha querida amiga Viviane, ela me falou tanto deste pão que resolvi testar, e não me arrependi nem um pouco. A primeira vez que fiz, foi como na receita original, que é recheado com calabresa, a massa ficou tão leve e fofa que fiquei imaginando fazer pãezinhos para acompanhar um belo churrasco. Toda vez que fazíamos churrasco, não dava tempo de preparar os pães e ficava só na vontade. Domingo reunimos os familiares, para um churrasco, e resolvi fazer os pães, ficaram perfeitos para acompanhar uma carne e uma linguiça assada. A foto não ficou boa, tirei correndo, porque assim que saíram do forno o pessoal já estava lá para comer, nem deu tempo de tirar foto de um cortado. Eles ficaram assim branquinhos, porque esqueci de pincelar com gema antes de assar.



Pãezinhos de cebola
250 ml de leite morno
30 g de fermento fresco para pão
3 cebolas médias
200 ml de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
farinha até dar ponto de enrolar (usei +/- 1 k )

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite, o fermento, as cebolas, o óleo, o açúcar e sal, até as cebolas estarem completamente desmanchadas. Coloque numa vasilha grande, já juntando aos poucos a farinha e amasse bem, até que não grude mais nas mãos, cubra bem e deixe descansar, até dobrar de volume. Abra a massa com um rolo de macarrão e faça os pãezinhos, coloque numa forma untada com óleo ou margarina e deixe crescer novamente. Pincele com uma gema e leve para assar em forno pré aquecido até que fiquem dourados.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Torta de limão

Em casa adoramos torta de limão, e com este calor que anda fazendo por aqui, é uma sobremesa ótima. Vi no blog da nossa querida amiga Josy (quem não conhece o blog precisa visitar, tem muita coisa deliciosa lá), uma torta de limão feita com chantily, achei bem mais prática de fazer que aquela que vai o suspiro, e fui testar. Usei a receita que já estou acostumada a preparar, mas substitui o suspiro por chantily, e foi aprovadíssima, não sobrou nenhum farelo.


Torta de limão

Massa:
200 g de bolacha maisena
200 g de margarina ou manteiga sem sal derretida

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
100 ml de suco de limão

Cobertura
200 ml de creme para bater chantily


Modo de preparo:
Massa:
Bata no liquidificador as bolachas até que virem uma farofa bem fininha, misture com a margarina ou a manteiga. Coloque numa forma de fundo removível e leve ao forno baixo por uns 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Recheio:
Misture os ingredientes até ficar homogêneo e coloque sobre a massa.

Cobertura:
Bata o creme até ficar em ponto de chantily e distribua sobre o recheio. Se quiser espelhe por cima raspas de limão. Leve para gelar.

terça-feira, 6 de março de 2012

Casquinha de laranja cristalizada

Comi muito destas cascas de laranja nas vezes que fui para Gramado - RS. Num hotel que fiquei eles serviam com chá, é uma delícia! Minha mãe já tinha tentado fazer uma vez e não deu certo, sábado fiquei com vontade de tentar novamente, como já tinha visto várias receitas, resolvi fazer do jeito que pensava que iria dar certo, e para minha surpresa, ficou deliciosa. Parece ser trabalhosa, mas não é na hora que vai ao fogo, fica pronta em uns 15 minutos.
Dá para banhar uma pontinha com chocolate meio amargo também, fica muito gostosa. Colocar em saquinhos e amarrar com uma fita bonita, fica um presente bem charmoso e delicioso.



Casquinha de laranja cristalizada

Cascas de laranja
o mesmo peso de açúcar cristal

Modo de preparo:
Lave bem as laranjas e corte em 4 formando uma pétala, retire os gomos da laranja, corte em tirinhas finas +/- 0,5 mm. Numa panela ferva água e jogue por cima da tirinhas, deixe uns 10 minutos nessa água, escorra a água e coloque outra limpa (desta vez não precisa ferver). Deixe as casquinhas de molho por umas 12 horas e vá trocando a água pelo menos 4 vezes.
Escorra toda a água e pese as casquinhas, o peso delas será a quantidade de açúcar a ser usado.
Leve ao fogo, numa panela de fundo grosso, o açúcar e as casquinhas, mexa às vezes, quando estiver quase seco o açúcar, mexa até secar.
Retire da panela e espalhe sobre uma assadeira, deixe esfriar bem e guarde em potes de vidro ou plásticos bem fechados.

Usei 8 laranjas que me renderam 600g, então usei 600g de açúcar.