terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Rocambole de liquidificador de goiabada

Domingo não tinha nada de sobremesa, e eu que sou uma formiga, fiquei procurando algo rápido e prático para fazer, foi ai que lembrei desta receita que peguei da comunidade Culinária - Receitas do orkut, o problema era que meus rocamboles nunca davam certo, mas tentei, e este não quebrou e ficou delicioso.



Rocambole de liquidificador de goiabada

Massa:
3 ovos
1 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina
1 xícara de farinha
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:
400 g de goiabada

Modo de preparo:
Massa:
Bata no liquidificador os ovos, o açúcar e a margarina até misturar bem, depois junto a farinha e o fermento e bata rapidamente. Coloque numa forma untada e leve para assar.

Recheio:
Se a goiabada por em pedaços, coloque ela picada no fogo com um pouquinho de água até derreter e ficar cremosa.

Montagem:
Assim que o rocambole estiver assado, desenforme sobre um pano úmido e polvilhado com açúcar, enrole, desenrole e coloque o recheio, enrole novamente e deixe embrulhado no pano por pelo menos 1 hora. Desenrole o pano, polvilhe com açúcar ou cubra com goiabada.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pão de milho

Hoje o dia aqui está chuvoso e frio, nem parece que estamos no verão, está mais com cara de inverno. Achei que esse pão combina perfeitamente. Há dias estava com vontade comer broa, mas nunca conseguia fazer, encontrei uma receita de pão de milho e ontem acordei mais cedo e amassei, esperei crescer e levei para minha mãe assar, porque não dava tempo, já estava na hora de trabalhar, aproveite, fiz uma versão diet para meus sogros. Ficou bem gostoso o pão e super macio.
Um ótimo final de semana!



Pão de milho

300 g de fubá
2 ovos
100 ml de óleo
1 colher (sopa) de erva doce
500 ml de leite morno
30 g de fermento para pão fresco
1 colher (sopa) de sal
10 (colheres) sopa de açúcar
+/- 1 k de farinha


Modo de preparo:
Desmanche o fermento no leite, junte os ovos, o óleo, o sal, o açúcar, e o erva doce e misture bem. Peneire o fubá e junte a mistura, vá acrescentado a farinha até que solte das mãos. Cubra bem e deixe descansar por mais ou menos 1 hora. Modele os pães e deixe crescer. Leve para assar em forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos.
Rendimento 4 pães

Obs.: para fazer o pão diet é só substituir o açúcar por adoçante forno e fogão.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Chinelinho


Esta é outra receita bem antiga, minha mãe fazia sempre, e quando eu era criança não gostava, por causa da goiabada, eu era uma boba mesmo, mas o cheiro era delicioso. Em casa chamamos de chinelinho, mas a maioria chama de beliscão ou goiabinha, ela rende muito, mas dá para guardar por um bom tempo em potes fechados. Está foto já é bem antiga, fiz para um aniversário do meu filho que o tema era Cocoricó.
Os meus chinelinhos saíram grandes, mas minha mãe gosta de fazer eles menores e mais fininhos.


Chinelinho

Massa:
1 pacote de gordura vegetal
2 copos (requeijão) de leite morno
1 colher (chá) de sal
30g de fermento para pão
2 ovos
1 k e um pouco de farinha

Outros ingredientes:
1 ½ k de goiabada em cubinhos pode ser marmelada também (às vezes eu faço meio a meio)
Açúcar para polvilhar

Modo de preparo:
Misture bem a farinha com a gordura até que ela derreta, dissolva o fermento no leite morno. Junte todos os ingredientes e amasse bem, 10 minutos, pelo menos. Abra a massa com um rolo e corte em quadrados. Coloque a goiabada no meio e una 2 pontas e aperte bem. Leve para assar em forno pré-aquecido até que comecem querer dourar, mas deixe demais senão eles queimam. Retire do forno e passe imediatamente no açúcar, se deixar esfriar não pega mais açúcar.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pudim sorvete

Este pudim, é mais uma receita bem antiga, lembro que minha mãe fazia quando eu era criança, e continuamos a prepará-lo até hoje, é bem fácil e fica delicioso.


Pudim sorvete

Caramelo:
5 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Creme:
4 gemas
1 lata de leite condensado
2 latas de leite de vaca
4 claras em neve
5 colheres (sopa) de açúcar
1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo:
Coloque o açúcar numa forma de furo no meio, leve ao fogo até começar a dourar, junte o chocolate em pó dissolvido na água e aguarde até dissolver todo o açúcar. Reserve.
Leve ao fogo as gemas, o leite condensado e o leite, mexa sempre até engrossar. Reserve.
Bata as claras em neve com o açúcar e misture o creme de leite sem bater.
Junte as claras com o creme de leite com o creme de gemas, mexa delicadamente até ficar homogêneo, despeje na forma reservada e leve ao congelador de um dia para o outro.
Para desenformar é só virar a forma sobre um prato, ele saíra sozinho. Caso fique muita calda grudada no fundo esquente um pouco a forma e ela derrete rapidinho.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Colher de chocolate com brigadeiro

Andei sumida, está muito corrido, nem tenho tido tempo de fotografar os pratos que faço, aos poucos vou visitando os blogs que tanto gosto novamente.
Hoje, nem vou deixar receita, é só uma sugestão de servir brigadeiro que faz o maior sucesso.
Uma ótima semana.