segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Biscoitos de Natal

Até que enfim consegui vir aqui postar uma receitinha, a semana passada foi muito corrida, muita coisa para eu fazer no meu serviço e em casa tinha encomendas de trufas e bolo. Acho que agora vai dar para eu visitar o cantinho de vocês.
Estes biscoitinhos fiz para enfeitar a árvore de Natal no ano passado, este ano, peguei as bolas para por na árvore, meu filho olha e diz: "Mamãe cadê os biscoitos?", não sei como ele lembrou deles, porque ele só tem 3 aninhos, então lá fui eu fazer para decorar também, o detalhe é que desta vez ele ajudou na decoração.



Biscoitos de Natal
100 g de margarina
1 ovo
150 g de açúcar
algumas gotinhas de baunilha (usei essência, não tinha o extrato)
1 pitadinha de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara de farinha
2 xícaras de amido de milho


Modo de preparo:
Bata a margarina com o açúcar até ficar um creme liso, acrescente o ovo e a baunilha e bata mais um pouco. Junte o sal, o fermento, a farinha  e o amido e amasse até ficar lisinho e sem grudar nas mãos, se precisar, coloque um pouco mais de amido. Polvilhe farinha ou amido e abra a massa, corte. Unte uma assadeira e leve para assar, eles assam rápido, quando começar a dourar pode tirar senão queimam.
Para decorar eu usei confeitos de coração e estrelinhas, coloquei antes de ir ao forno, mas dá para usar glacê real depois de assados e frios, ficam lindos também.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Torta de sardinha e selinho

Esta é mais uma receitinha da minha mãe, ela faz sempre, e eu também, teve uma época que eu fazia toda semana, em casa gostamos muito, e é bem simples de fazer, dá para variar também o recheio, com carne moída fica uma delícia também.



Torta de sardinha

Massa:
3 ovos
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de leite
2 1/2 xícaras de farinha
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:
2 latas de sardinha amassadas
2 tomates em rodela
1 cebola em rodela

Modo de preparo:
Bata os ovos, o óleo e o leite no liquidificador, acrescente a farinha e bata até misturar bem, junte o fermento e bata rapidamente. Unte um refratário ou assadeira com margarina e farinha, Despeje um pouco mais da metade da massa, coloque a sardinha, os tomates, a cebola e o restante da massa. Leve para assar. O tempo varia conforme o forno, a minha assou em 40 minutos.


Selinho

Ganhei mais um selinho da Rita do blog Casinha, Cozinha, Receitinhas. Fiquei muito feliz em receber este selinho, gostaria de convidar os que não conhecem o blog da Rita para fazer uma visitinha, tenho certeza que vocês vão gostar e além do mais ela é uma fofa, não a conheço pessoalmente, mas gosto muito dela e do seu blog.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Arroz de forno

Adoro arroz feito no forno, é bem simples de fazer, fica soltinho e delicioso. Minha faz deste arroz desde que eu era criança, fiz o meu bem simples, porque era para acompanhar churrasco, mas dá para acrescentar muito mais coisas. Esqueci de tirar uma foto dele no prato para vocês verem como fica.


Arroz de forno

2 xícaras de arroz
1 cenoura ralada ou em cubinhos
1 xícara de ervilhas congeladas
tempero para arroz (uso caseiro)
4 xícaras de água fervendo

Modo de preparo:
Num pirex ou assadeira coloque todos os ingredientes e misture, cubra com papel alumínio e leve ao forno. Caso seque toda a água e o arroz ainda esteja duro, acrescente mais um pouquinho de água fervendo.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Torta de abobrinha

Gosto muito de torta de abobrinha, mas faço raramente, porque meu marido e meu filho não gostam,  só que no domingo recebi algumas pessoas para o almoço e tinha umas abobrinhas em casa, acabei fazendo a torta e foi um sucesso, quase não deu para tirar foto. O cheirinho dela quando está no forno é delicioso.



Torta de abobrinha

600 g de abobrinha
1 cenoura grande
2 tomates picados
1 cebola ralada
600 g de farinha
250 ml de leite
2 ovos
2 colheres (sopa) de fermento em pó
pimenta
sal (usei tempero caseiro)
1/2 xícara de cebolinha
azeitona fatiada

Modo de preparo:
Rale as abobrinhas e as cenouras bem fininhas, adicione o tomate, a cebola, o leite, os ovos, a pimenta, o sal, a cebolinha e as azeitonas, mexa bem, junte a farinha e o fermento e misture bem. Leve para assar em forma untada e enfarinhada. No meu forno demorou 1 hora para assar.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Bolinho de fubá

Ontem à tarde, me deu uma vontade de comer um bolinho frito, peguei meu caderninho de receitas, que copiei do caderninho da minha mãe e encontrei esta receitinha. Minha avó fazia sempre destes bolinhos, lembro quando eu tinhas uns 4 anos e juntava minhas 2 avós elas adoram comer os bolinhos com café. Saudades...

Bolinho de fubá
1 xícara de fubá
3 xícaras de farinha
1 xícara de açúcar
1 ovo
1 colher (sopa) de fermento em pó
leite até dar ponto (+/- 1/2 xícara)

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa e que não grude nas mãos. Abra a massa com um rolo, corte em retângulos e frite em óleo quente. Escorra em papel absorvente.
Fiz alguns com cortadores de biscoitos, meu filho adorou.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Rosca de laranja com frutas

Essa receita de rosca eu fiz para a ceia do ano passado, e como o Natal já está próximo resolvi postar.  Ficou deliciosa.



Rosca de laranja com frutas

Fermentação:
250 ml de água morna
30 g de fermento biológico fresco
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha
1 colher (chá) de sal
Misture tudo, cubra bem e deixe descansar até que esteja bem crescido.

Massa:
250 ml de suco de laranja natural coado
14 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina
3 ovos
farinha
2 xícaras de frutas cristalizadas
1 xícara de uva passa

Calda:
açúcar
leite
Misture os dois ingredientes, deixe bem grosso


Modo de preparo:
Junte à fermentação o suco de laranja, o açúcar, a margarina e os ovos, misture bem, vá juntando a farinha aos poucos, até que a massa não grude mais nas mãos. Cubra e deixe descansar até dobrar de volume. Junte as frutas e as uvas a massa e sove até que tudo esteja bem misturado. Faça a rosca e deixe crescer novamente. asse em forno pré aquecido, no meu demorou uns 40 minutos. Quando estiver quase pronto passe a calda por cima e deixe mais uns 5 minutos no forno.