quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Coxinha de batata

Meu filho estava querendo coxinha faz dias, ontem consegui fazer. Essa massa é muito gostosa, é bem antiga, minha mãe sempre usa ela, meu irmão diz que é a melhor coxinha que existe. A massa é bem prática, a quantia dos ingredientes dá certinha, nunca dá errado, e é bem rápida de fazer na hora que está no fogo, porque tem umas que precisa ficar mexendo muito tempo. Espero que gostem da receitinha.


Coxinha de batata

Massa:
3 copos do caldo do cozimento do frango
1 copo de óleo
1/2 copo de farinha de milho
3 copos de farinha de trigo
3 batatas médias cozidas e espremidas

Recheio:
2 peitos de frango cozido
1 tomate
sal
tempero a gosto

Modo de preparo:
Recheio:
Cozinhe o frango em água com temperos e sal, desfie. Numa panela coloque o tomate picado, e refogue o frango, acerte o sal e reserve.

Massa:
Leve ao fogo o caldo de frango e o óleo, quando ferver junte a farinha de milho e a farinha de trigo, mexa rapidamente, até misturar bem. Retire do fogo e deixe esfriar. Quando esfriar completamente, junte com a batata também fria. Recheie as coxinhas, passe no ovo e depois na farinha de rosca. Frite em óleo quente.

O segredo para a massa ficar boa é não deixar as batatas cozinharem demais, ela precisa ficar macia, mas bem consistente ainda. E tanto a batata quanto a massa cozida devem estar completamente frias, senão fica ruim de trabalhar e depois as coxinhas abrem.

Obs.:
Para fazer rizoles e bolinha de queijo pode usar massa sem as batatas.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Bauruzinho de forno

A foto não ficou boa, mas não podia deixar de postar esta receita, é bem antiga, lembro que sempre minha mãe fazia, e esses dias mesmo ela falou que nunca mais tinha feito. É uma delícia, bem prática. Espero que gostem.


Bauruzinho de forno

Massa:
+/- 3 xícaras de farinha
1 colher (chá) de sal
2 ovos
1 xícara de leite morno
15 g de fermento para pão
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de banha (não usei, coloquei um pouco mais de margarina)
Desmanche o fermento no leite, junte os demais ingredientes e amasse bem. deixe descansar por 1 hora. Divida a massa em 2 partes e abra com um rolo, coloque numa assadeira untada, coloque uma camada de presunto, queijo, tomate e a cebola, a outra parte da massa. Pincele com gema ou passe um pouco de óleo. Leve para assar.

Recheio:
2 tomates em rodelas
1 cebola em rodelas
250 g presunto fatiado (não tinha fatiado, ralei um pedado que tinha em casa)
250 g queijo muçarela fatiada (também não tinha fatiado, ralei)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Panetone

Resolvi fazer este panetone de última hora, estava com vontade de comer um pão doce e não sabia qual receita fazer, foi ai que lembrei que já vejo panetones nos supermercados há mais de um mês, e essa receitinha é bem fácil.
Acho que faltou crescer um pouco na segunda fermentação, estava com pressa de assar e não esperei crescer direito, mas eles ficaram deliciosos, bem fofinhos.


Panetone
3 ovos
100 g de margarina
1 lata de leite condensado
1 lata de leite morno (lata de leite condensado)
1 colher (café) de sal
100 g de pamix
30 g de fermento
+/- 700 g de farinha
1 xícara de frutas cristalizadas
1 xícara de uva passas (usei meia da branca e meia da preta)

Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ovos, a margarina, o leite condensado, o leite, o sal, o pamix e o fermento. Coloque num recipiente e junte a farinha, misture bem com uma colher de pau ou use a batedeira, a quantidade de farinha vai variar, pode ser que use mais ou menos, eu usei exatamente 700 g. A massa fica mais pesada que massa de bolo e mais mole que massa de pão. Cubra e deixe até dobrar de volume, como a massa é doce, demora um pouco.
Junte as frutas e a uva e misture bem. Coloque em formas para panetone, usei 3 de 500 g. Cubra e deixe crescer. Ligue o forno uns 10 minutos antes de assar. Asse por uns 40 minutos.

Compro o pamix aqui numa padaria.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças

Era para ter postado ontem, mas não deu tempo, foi uma correria.
Há quatro anos fazemos bolo para as crianças no dia 12, fiz quatro assadeiras de bolo de chocolate e duas brancas, recheei com brigadeiro mole as de chocolate e as brancas com leite condensado cozido.
As crianças que moram perto de casa fazem a festa, é muito gostoso.
Um abraço a todos que me visitam.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Amendoim salgado

A receitinha de amendoim salgado é bem simples e fica bem gostoso, em casa gostamos bastante.


Amendoim salgado
1/2 k de amendoim
1 colher (sopa) de sal
1 xícara (café) de água

Modo de preparo:
Leve o amendoim para torrar.
Coloque o sal na xícara e complete com a água. Quando o amendoim estiver torrado, retire do forno e misture a água com o sal, mexa bem para pegar sal em tudo, leve o amendoim ao forno baixo, por mais 5 minutos ou até que a água esteja seca. Deixe esfriar e guarde em um recipiente fechado.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Batatinhas em conserva

Fiz as batatinhas para meu marido, elas ficaram bem gostosas, na hora que estava preparando foi um cheiro tão bom, que foi difícil deixar alguns dias curtindo.

Batatinhas em conserva
1 k de batatinhas
500 ml de vinagre
500 ml de água
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de orégano
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada

Modo de preparo:
Lave bem as batatinhas com uma esponja. Leve ao fogo numa panela com água, quando começar a ferver deixe por 20 minutos aproximadamente, retire do fogo e escorra.
Leve ao fogo o vinagre, a água, o sal, o orégano, o alho e a cebola, deixe ferver.
Com um palito de dente faça uns 2 ou 3 furos em cada batata, coloque num vidro esterilizado e coloque a mistura da fervura ainda quente, espere esfriar, se não foi o suficiente para cobrir todas as batatas complete com óleo ou azeite. Tampe e deixe por uma semana curtindo.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mousse de leite em pó

Ontem não tinha nada para sobremesa, e eu sou uma formiguinha, então resolvi fazer essa mousse de leite em pó, é bem pratica e gostosa também. A receita já vi em vários sites, comunidades, blogs, então nem sei de quem copiei, aliás nem copiei, memorizei só, porque é bem fácil, e dá até para comer assim que acaba de fazer, mas eu prefiro levar um pouco na geladeira.

Mousse de leite em pó
1 1/2 copo (americano) de água
2 copos (americano) de leite em pó
suco em pó (usei de maracujá, mas já fiz de vários sabores e todos ficaram bons)

Modo de preparo:
No liquidificador coloque a água e o leite em pó, bata para misturar, quando estiver bem homogêneo e sem parar de bater, acrescente o suco aos poucos, até dar a consistência, ela endurece rápido e às vezes nem vai todo o pacotinho do suco. Coloque em tacinhas e leve para gelar.