quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sonhos de creme

Essa receita é outra bem antiga, minha mamma sempre fazia, agora como há muito tempo que ela não faz, e eu estava com muita vontade e também não fazia há uns quatro anos. Ficaram deliciosos, até exagerei na quantidade que comi.

Sonhos de creme


Massa:
1/3 xícara de açúcar
2 colheres (chá) de noz moscada ralada
1/2 colher (chá) de canela em pó
100 g de margarina
30 g de fermento biológico fresco
1 1/4 xícara de leite morno
2 ovos
aproximadamente 6 xícaras de farinha
Desmanche o fermento no leite, junte a noz moscada, a canela, a margarina, o açúcar e os ovos, misture bem até que a margarina fique dissolvida, junte a farinha até obter uma massa lisa e sem grudar nas mãos. Deixe descansar por 40 minutos (o tempo pode variar dependendo o clima), faça bolinhas com a massa e coloque sobre uma toalha, cubra e deixe crescer. Frite em óleo quente, mas cuidado para não estar fervendo, senão ele queima por fora e fica cru dentro. Deixe esfriar um pouco, corte e recheie. Se quiser pode polvilhar açúcar de confeiteiro por cima.

Creme:
1/2 l de leite
3 colheres (sopa) de amido de milho
125 g de açúcar
2 gemas
1/2 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (chá) de essência de baunilha
Desmanche as gemas no leite condensado, e o amido em um pouco de leite, junte tudo, com exceção da baunilha, mexa sempre, quando ferver, deixe cozinhando por cinco minutos, não pare de mexer. Retire do fogo, acrescente a baunilha. Deixe esfriar, mexa às vezes para não empelotar.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sopa de grão de bico

Aqui esfriou bastante domingo, e como tinha um pacote de grão de bico e estava com muita, mas muita vontade de comer sopa, já coloquei ele de molho no domingo à noite mesmo de molho para eu fazer a sopa ontem quando chegasse do trabalho. Sou suspeita de dizer, mas ficou deliciosa.

Sopa de grão de bico
200 g de grão de bico
1 cenoura em rodelas
2 batatas em cubinhos
1 mandioquinha em rodelas
1 tomate
700 g de músculo
1 xícara de macarrão Pai Nosso
alho
cebola
sal a gosto

Modo de preparo:
Deixe o grão de bico de molho (o meu ficou 24 horas). Numa panela de pressão refogue a carne em um pouco de azeite, deixe até dourar, junte a cebola e o alho, quando murchar acrescente o tomate, o sal, coloque um pouco de água e tampe a panela, depois que chiar cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, espere sair a pressão e abra a panela, junte o grão de bico, a cenoura, batata e a mandioquinha, se preciso coloque mais um pouco de água, tampe a panela e depois que começar a ferver deixe mais 15 minutos em fogo baixo, deixe sair a pressão, abra a panela, verifique o sal, coloque o macarrão e deixe cozinhar.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Torta de cenoura salgada

Faz um tempinho vi num blog uma torta de cenoura salgada, achei que tivesse copiado a receita, mas não encontrei em lugar nenhum e também não me lembro o blog, e eu cada dia com mais vontade de comer a bendita torta, até que resolvi arriscar e fazer do meu jeito, e não é que deu certo! A massa ficou muito saborosa, o cheiro na hora que estava assando então nem se fala, meu marido só achou que faltou sardinha, mas não coloquei, porque meu filho anda bem chatinho para comer e ele não comeria se tivesse a sardinha.


Torta de cenoura

Massa:
3 ovos
2 cenouras pequenas
1/2 xícara (chá) de óleo
1/2 colher (sopa) rasa de sal
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:
2 tomates em rodela
1 cebola média em rodelas
150 g de presunto picado
100 g de queijo prato picado
100 g de muçarela picada
azeitonas picadas

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite e as cenouras até ficar bem homogêneo, junte os ovos, o sal e o óleo e bata rapidamente até misturar. Coloque num recipiente misture com fuet a farinha e o fermento, misture também os queijos, azeitonas e o presunto. Coloque num refratário untado com margarina e farinha, por cima os tomates e a cebola. Leve para assar em forno pré aquecido moderado, faça o teste do palito para ver se está bom. A minha ficou pronta em 45 minutos.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pão de batata

Em casa gostamos muito de pão de batata, fiz esses que ficaram bem gostosos, foi um para comermos em casa, um para meus pais e outro para meu irmão levar na casa dele.
A receita é bem simples, mas eles ficam fofinhos, dá para fazer pequenos recheados.


Pão de Batata
500 g de batata
3 ovos
30 g de fermento para pão fresco
1/2 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) bem cheia de sal
1 xícara (chá) de água do cozimento das batatas
farinha até dar ponto

Modo de preparo:
Cozinhe as batatas, cuidado para não cozinhar demais, senão fica muito difícil dar ponto na massa depois. Espere a batata esfriar e bata no liquidificador com a água até desmanchar completamente, acrescente os ovos, os fermento, o óleo, o açúcar e o sal e bata. Num recipiente despeje a mistura do liquidificador e vá acrescentando farinha até ficar uma massa lisa e sem grudar nas mãos. Cubra e deixe dobrar de volume. Abaixe a massa, faça os pães, deixe crescer. Asse em forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pão integral de batata diet

Esse pão fiz para meus sogros, eles tem diabetes, como estava fazendo pão de batata para nós, resolvi testa um desses diet e integral, não vi ele cortado, mas ficou bem levinho quando saio do forno, e muito cheiroso também.

Pão integral de batata diet
1 batata média cozida
15 g de fermento fresco para pão
1 xícara de água do cozimento da batata
1 ovo
1/4 xícara de óleo
1 colher (sopa) de adoçante para forno e fogão
1/2 colher (sopa) de sal
1 1/2 xícara de farinha integral
farinha de trigo

Modo de preparo:
No liquidificador bata: a batata, o fermento, a água, o ovo, o óleo, o adoçante e o sal. Coloque numa vasilha e acrescente a farinha integral, misture bem, vá acrescentado a farinha de trigo aos poucos até que fique uma massa lisa e não grude mais nas mãos. Deixe descansar num lugar aquecido até que dobre de volume. Modele o pão, coloque numa forma untada com óleo e farinha, deixe crescer. Asse em forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pão doce de massa mole

Minha mãe ganhou a receita desse pão, a mulher faz ele como panetone, mas nós fizemos em forma de buraco no meio mesmo, a textura dele é bem macia, muito gostoso mesmo, esse fiz faz um tempinho, e como ando sem tempo para testar novas receitas, resolvi postar essa mesmo, que por sinal é deliciosa, eles acabaram loguinho.



Pão doce de massa mole
4 ovos
2 colheres (sopa) bem cheias de margarina
1 lata de leite condensado
30 g de fermento biológico
1 pitada de sal
300 ml de leite morno
farinha
Bata tudo no liquidificador, menos a farinha
Coloque a mistura na batedeira e vai colocando farinha até a massa ficar um pouco mais grossa que a massa de bolo, bata um pouco.
Passe óleo em duas assadeiras de buraco no meio e jogue farinha por cima, coloque a massa.
Em cima coloque frutas ou gotas de chocolate.

O que usei:
Ameixa cozida com água e açúcar até formar quase um doce, mas sem a calda
Uva passa
Frutas cristalizadas
Gotas de chocolate

Depois de colocar as frutas por cima, cubra com papel alumínio e um cobertor, até a massa crescer, encher a forma.
Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.
Assim que sair do forno passe uma calda grossa de açúcar com água por cima.