terça-feira, 28 de junho de 2011

Suflê de queijo

Há muito tempo que não preparava esse suflê, ele é bem fácil de fazer e fica delicioso, peguei essa receita há anos, nem sei de que site foi. O único problema, é que tirou do forno abaixa, mas acho que isso acontece com qualquer suflê.

Suflê de queijo
500ml leite
sal e pimenta-do-reino
6 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fécula de batata
4 ovos (claras em neve)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
½ xícara (chá) de queijo prato ralado

Modo de Preparo:
Ferva 300 ml de leite com o sal, a pimenta e a margarina. Acrescente a farinha de trigo com a fécula de batata dissolvidas no leite restante e mexa rapidamente para não criar grumos. Retire do fogo, junte as gemas, uma a uma, e os dois queijos, misturando sempre. Delicadamente, incorpore as claras em neve e despeje em ramequins (refratários) bem untados e leve ao forno médio-alto por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Bolo de fubá cremoso

Adoro esse bolo, é uma receita bem antiga, lembro que minha mãe fazia sempre quando eu era pequena, já testei várias receitas, mas a minha preferida continua sendo essa.

Bolo de fubá cremoso
3 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
4 xícaras de leite
1 xícara de fubá
1/2 xícara de farinha
2 1/2 xícaras de açúcar
1 pires de queijo ralado
1 pires de coco ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, leve para assar em assadeira untada com margarina e polvilhada com farinha.
O meu demorou +/- uma hora para assar.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Paçoquinha

Mesmo quando fora de época paçoquinha é um doce muito apreciado em casa. Essa receita peguei da minha mãe, da dela fica muito mais gostosa que a minha, ele tem máquina de moer, então o amendoim fica uma pastinha, hum, fica divina, mas não posso dizer que a minha tenha ficado ruim, ao contrário, ficou bem gostosa, meu marido já comeu quase tudo. O bom é que em pouco tempo de fogo está pronta.

Paçoquinha
½ k de amendoim torrado, sem casca
400 g de açúcar
200 ml de leite

Modo de preparo:
Triture o amendoim no processador ou liquidificador, coloque numa panela de fundo grosso, juntamente com o açúcar e o leite, mexa constantemente até dar ponto (a minha ficou uns 15 minutos no fogo), para saber o ponto eu coloco um pouquinho num prato e dou uma misturadinha, se endurecer é porque está boa.  Despeje numa assadeira untada com margarina, corte ainda quente.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Arrumadinho de carne moída

Há dias que estou com vontade de comer escondidinho, mas era de mandioca com carne seca, só que já andei por vários supermercados e nada de encontrar a mandioca, até tinha em um, mas estavam horríveis, todas batidas, então como ontem sai mais cedo do serviço, resolvi fazer um arrumadinho, com batata, mandioquinha e carne moída, que eu já tinha em casa mesmo, ficou bem gostoso, mas ainda prefiro o de mandioca com carne seca.


Arrumadinho de carne moída
Para a carne:
500 g de carne moída
1 tomate picadinho
1/2 cebola picadinha
1 sazon sabor do nordeste
azeite

Para o purê:
4 batatas grandes
3 mandioquinhas médias
400 ml de leite
1 ovo
1 colher (sopa) de margarina
sal
pimenta

Cobertura:
queijo (usei muçarela)

Modo de preparo:
Refogue a cebola no azeite, junte o tomate e deixe murchar um pouco, acrescente a carne e o tempero, teste o sal, deixe cozinhar bem. Reserve.
Descasque as batatas e as mandioquinhas e leve para cozinhar, assim que estiverem cozidas, esprema, junte a margarina e o ovo, enquanto está quente ainda, misture bem, junte o sal, a pimenta e leite aos poucos, até ficar na consistência desejada, deixei ficar bem cremoso, pode ser que não use todo o leite, vai depender da consistência das batatas, do quanto foram cozidas.
Unte um refratário com margarina e coloque a carne moída, por cima o purê e finalize com queijo.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pudim de laranja

Como ontem foi dia dos namorados ,e meu marido ama pudim, fiz esse para ele, ficou bem gostoso e não é doce demais.


Pudim de laranja
3 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de suco de laranja natural
1 lata de leite
3 colheres (sopa) de farinha

Calda:
1 xícara de açúcar
½ xícara de água

Modo de preparo:
Para fazer a calda, leve ao fogo o açúcar, quando começar a queimar adicione a água com cuidado, deixe no fogo até desmanchar todo o açúcar, não precisa mexer. Já faço isso na forma que vou assar o pudim, mas pode fazer numa panela.
Para fazer o pudim é só bater todos os ingredientes no liquidificador por 2 minutos.
Despeje na forma caramelizada e leve para assar em banho maria (com a água já fervente) ou no fogo numa forma própria, eu fiz no fogão, demorou 1:10 para ficar pronto.
Deixe esfriar, leve a geladeira até ficar bem  gelado, o ideal é deixar de um dia para o outro, mas dá para desenformar no mesmo dia, esse deixei umas 3 horas na geladeira, porque meu marido não tem paciência de esperar, quer comer logo.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Canjica simples

Com o friozinho que anda fazendo por aqui, comidas mais quentes estão sendo ótimas. Domingo fiquei com muita vontade de comer canjica, mas já estava tarde, então na segunda antes de sair para o trabalho já coloquei o milho de molho, fiz ela bem simples, gosto muito daquelas com leite condensado, mas prefiro a que vai só leite e açúcar mesmo, sem mais nada, não gosto de canela em canjica e arroz doce, gosto de sentir o gosto do doce, e acho que a canela atrapalha um pouco. Espero que gostem da receitinha, a foto, como sempre não ficou boa, mas a canjica está deliciosa.

Canjica simples
200 g de milho para canjica
2 xícaras de açúcar (usei cristal)
3 xícaras de leite

Modo de preparo:
Lave o milho e deixe de molho em bastante água (deixei por 12 horas), jogue a água que ficou no molho, coloque o milho numa panela de pressão com bastante água, tampe a panela, quando começar a ferver conte 30 minutos, deixe sair toda a pressão e abra a panela (o meu ficou bem molinho), se ainda estiver duro, tampe a panela e cozinhe mais alguns minutos.
Abra a panela, se tiver muita água deixe cozinhar mais um pouco com a panela destampada mesmo (tem pessoas que jogam a água, eu não jogo, quase sempre tem pouca água e acho que o caldinho fica mais gostoso e mais grosso deixando a água do cozimento), acrescente o açúcar, deixe ferver por uns 10 minutos, acrescente o leite e deixe mais uns 10 minutos no fogo.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Brigadeiro ball colorido

Hoje vou postar uma receitinha bem simples, fiz para o batizado do meu sobrinho, fica bem fofo, as crianças adoram e os adultos também ficam parecendo crianças querendo comer.
À partir de hoje vou postar também algumas fotos de bolos que faço, estou querendo entrar no ramo de  bolos e doces, meu cartão deve ficar pronto essa semana, estou anciosa, já fiz curso com a Isamara Amâncio, mas pretendo fazer mais alguns, sou apaixonada pelo mundo dos bolos e doces.
Uma ótima semana a todos.
Fiquem com Deus!



Brigadeiro
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina de boa qualidade
2 colheres (sopa) de chocolate em pó (não uso achocolatado)
Leve os ingredientes e ao fogo numa panela grossa, mexa constantemente até que engrosse e solte e consiga ver o fundo da panela limpo. Coloque num recipiente de vidro untado com margarina, deixe esfriar completamente, passe um pouquinho de margarina nas mãos e enrole. Passe no confeito e está pronto.

Bolo para o batizado
O recheio foi de mousse de maracujá, foi o primeiro bolo que fiz com essa decoração, não saiu perfeito, mas até que ficou bonito por ser o primeiro.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pão Sovado MFP

Esse pão é delicioso, peguei ele numa comunidade do orkut, já fiz muitas vezes, mas já tinha um bom tempo que não preparava mais essa receita, porque como meu filho estava com alergia a leite, entrava mais nada com leite em casa, agora que começou a reintrodução, estou aproveitando.
Nunca assei ele na máquina, só deixo no ciclo massa, fica muito saboroso, meu marido comeu mais da metade de um ainda quente, estava até ruim de cortar.
Vou passar a receita igualzinho, mas eu fiz o dobro.
Espero que gostem da receitinha.
Tenham um ótimo final de semana.
Fiquem com Deus.
Beijinhos


Pão Sovado
1 copo de leite morno com um ovo dentro (240 ml)
6 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colheres (sopa) de sal
4 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
3 copos de farinha de trigo (240 ml)
1 colheres (sopa) de fermento seco instantâneo

Modo de preparo:
Coloque na máquina nessa mesma ordem e selecione o Ciclo Massa, depois retire da forma, sove um pouco p/ tirar o ar e forme uma cobra grande, deixe crescer por aproximadamente 60 minutos. Passe gema e faça um corte no meio não muito fundo.
Asse em forno quente por aprox. 50 min. ou até dourar!

Obs.: usei margarina, não tinha a quantidade de manteiga em casa, e pincelei com o ovo inteiro, bati ele e acrescentei uma colher de açúcar.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sopa de feijão branco e selinho

Não era bem sopa de feijão branco que iria fazer, era grão de bico, mas quando peguei meu pacote e fui tirar os grãos do saquinho, saiu um monte de pó, estava tudo cheio de caruncho, fiquei decepcionada, mas ai resolvi fazer uma sopinha de feijão branco mesmo, e ficou ótima, ainda mais com o frio que está.

Sopa de feijão branco
1 xícara de feijão branco
1 cenoura em cubinhos
1 batata grande em cubinhos
1 mandioquinha em cubinhos
1 tomate picadinho
400 g de músculo
Tempero (uso caseiro, com sal, cebola, alho, salsa, cebolinha)
Azeite
Pimenta
1 xícara de macarrão conchinha

Modo de preparo:
Lave bem o feijão e deixe de molho (deixei 8 horas de molho, costumo deixar na geladeira, retiro um pouco antes de cozinhar, uns 30 minutos). Pique o músculo, aqueça um pouquinho o azeite numa panela de pressão e refogue a carne, coloque o tomate e deixei mais alguns minutinhos, acrescente os legumes, o feijão e o tempero, acrescente água, não tem uma quantidade exata, coloquei uns 4 dedos pra cima dos alimentos, tampe a panela, quando pegar pressão abaixe o fogo e deixe 20 minutos. Deixe a pressão sair sozinha, abra a panela, prove o sal e acrescente o macarrão, mexa algumas vezes até que esteja cozido.


Meu primeiro selinho

Fiquei muito feliz, recebi o meu primeiro selinho do blog, da Josy, do blog Cozinhando com Josy
Convido quem não conhece ainda fazer uma visitinha, o blog é maravilho, tem receitas excelentes, e a Josy também é uma pessoa maravilhosa, muito fofa, tenho certeza que vocês vão adorar.
Josy, muito obrigada pelo carinho. Adorei o selinho, é lindo. Deus abençoe sempre!!!